1. Dia (Dom) – São Luiz
O francês e o português contribuíram para formação da identidade cultural do Maranhã. A natureza e a arquitetura de São Luiz formam um conjunto maravilhoso digno de ser “Monumento Mundial” designado pela UNESCO. Andando através das ruas e subindo suas ladeiras, você será transportado aos tempos coloniais e descobrirá porque, embora seja fundado pelo franceses, São Luiz é a cidade mais portuguesa do Brasil. Após café da manhã visita da cidade, percorrendo a Praça D. Pedro II, Centro Histórico, Palácio dos Leões e La Ravardière, Tribunal de Justiça, Casa Graça Aranha, Catedral, Igrejas de São João, Rosário dos Pretos, da Anunciação, Santo Antônio e dos Remédios.
2. Dia (Seg) – São Luiz / Alcântara
Alcântara localiza-se do outro lado da Baía de São Marcos e também é um grande porto local. Após café da manhã seguiremos em lancha. Casas coloniais, igrejas, monumentos, mansões, são testemunhas de uma outra era. Visitaremos rua pavimentada com pedras portuguesas originais, a Ladeira do Jacaré, Igreja das Mercês, Igreja do Desterro, Praça da Matriz, Casa da Câmara e Cadeia, Pelourinho, Museu Histórico, Cavalo de Tróia, Ruínas do Palácio do Imperador, Igreja e Convento do Carmo, Casa da Cultura entre outros locais.
3. Dia (Ter) – São Luiz / Barreirinhas
A palavra "natureza" tem uma dimensão nova quando você está no Maranhão. Milhares de lagoas naturais de água doce, formadas pelas águas cristalinas da chuva, espalham-se em centenas de quilômetros de dunas de areia finíssima. Barreirinhas, cidade eleita como porta de entrada para o Parque dos Lençóis, possui uma paisagem quase infinita de deserto com lagoas naturais que enchem os olhos de quem conhece o Parque dos Lençóis Maranhenses. Visita ao Parque dos Lençóis. Percorreremos uma trilha fechada até chegarmos ao Parque. Visitaremos a Lagoa Azul ou Bonita, onde faremos parada para banho.
4. Dia (Qua) – Barreirinhas
Pela manhã, saída para passeio em barco de alumínio descendo o Rio Preguiças em direção à Praia do caburé. Os manguezais, às margens do rio, vegetação local típica, fornecem nutrientes e alojamento a milhares de espécies de peixes, crustáceos e muitas outras espécies de animais locais. Apreciaremos as dunas dos Pequenos lençóis: Azalão, Morro do Boi e Vassouras. Em Mandacaru, subiremos no alto farol com seus 216 degraus para fotos panorâmicas da região.
5. Dia (Qui) – Barreirinhas / Delta das Américas / Ilha do Caju
Após café da manhã saída para travessia em chalana para Ilha do caju, umas das principais ilhas do Delta das Américas. Se você gosta de dunas ensolaradas e lua cheia sobre o mar...seu lugar é aqui. Estaremos no extremo norte do estado do Piauí. Almoçaremos uma caranguejada no barco, nadaremos nas lagoas das dunas e caminharemos nas praias.
6. Dia (Sex) – Ilha do Caju
No Delta do Parnaíba encontraremos uma área de beleza singular, que agrega cerca de 70 ilhas entre dois estados, igarapés formando verdadeiros labirintos, carnaubais, manguezais, dunas e praias desertas fascinantes, além de uma rica fauna. O desenho artístico da natureza, cheio de inspiração e de características exóticas, transformou o Delta do Parnaíba no único das Américas localizado em mar aberto, e no terceiro maior do planeta.
7. Dia (Sáb) – Ilha do Caju / Parnaíba
A região inclui ainda cinco baías e um belo cenário humano formado pelos pescadores artesanais e catadores de caranguejo. O local é considerado um santuário ecológico e pólo turístico de âmbito mundial que foi transformado em área de proteção ambiental, com tantas praias, dunas, lagoas, igarapés e ventos fortes. Você pode experimentar passeios off roads, náuticos e esportes radicais, como: Jet Ski, Surf, Kite Surf e Wind Surf. Quem prefere a terra firme poderá fazer caminhadas e cavalgadas. À tardinha travessia em lancha.
8. Dia (Dom) – Parnaíba
Parnaíba atrai por seu clima aconchegante, por seu artesanato rico e pelo centro histórico Porto das Barcas. Parnaíba, indicada para o ecoturismo, é porta de entrada para Luís Correia e Cajueiro da Praia, onde ficam localizadas as mais incríveis praias nativas da região.
9. Dia (Seg) – Parnaíba / Sete Cidades
Após café da manhã saída com destino ao Parque Nacional de Sete Cidades, onde formações rochosas e pinturas rupestres são dignas de visita. O parque é formado por sete agrupamentos de rochas gigantescas: as sete cidades, com vestígios do homem pré-histórico e lendas fantásticas, criadas pelos antepassados dos povos locais. Alojamento para pernoite no Parque.
10. Dia. (Ter) – Sete Cidades.
Café da manhã e saída para exploração do Parque Nacional Sete Cidades. A partir da entrada do parque, podem ser visitadas as pedras conhecidas como Elefante, Tartaruga, Camelo, Soldado Romano, Polegar de Deus, além de outras menos conhecidas. Essas pedras formam o conjunto de sete cidades. Inscrições rupestres também podem ser encontradas em algumas rochas, como a chamada Pedra da Ponte. As características geológicas dão origem à formação de olhos d’água que alimentam o surgimento de alguns rios da região. Pernoite no Hotel.
11. Dia (Qua) – Sete Cidades / Ubajara / Jericoacoara
Seguiremos com destino a Ubajara, um oásis de clima ameno em pleno sertão nordestino. A região das serras e chapadas do Ceará vai deixar você, amante da natureza ou dos esportes de aventura, simplesmente encantado com suas matas exuberantes, nascentes de rios, cascatas, grutas e muito ar puro. Faremos uma trilha até a gruta de Ubajara. A subida poderá ser feita em teleférico, que permite uma visão incrível da chapada. Almoço. À tarde seguiremos para Jericoacoara.
12. Dia (Qui) 13 (Sex) – Jericoacoara
Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas no mundo. Pescadores desenvolvem a pesca artesanal de peixes e camarão, além da captura da lagosta. Existem ainda manguezais com seus caranguejos e uma fauna tão exuberante quanto o artesanato das rendeiras com suas redes, toalhas de mesa e peças com belezas e qualidade inigualáveis. Você encontrará uma praia de beleza original, agregando coqueirais exuberantes, praias de areias brancas e as dunas avermelhadas que acolhem as preguiçosas ondas de suas enseadas naturais.e the lazy warm waves into their natural coves.
14. Dia (Sáb) – Jericoaroara / Lagoinha / Fortaleza
A 104Km de Fortaleza, no município de Paraipaba, Lagoinha é uma das maiores atrações na Rota do Sol Poente. Antigo esconderijo de piratas franceses, Lagoinha é uma tranqüila colônia de pescadores situada num mirante, de onde se aprecia uma exuberante paisagem de coqueiros, praias de areia branca e dunas avermelhadas. Os bares e restaurantes oferecem passeios opcionais de pau-de-arara, combinados com barcos que levam os turistas a conhecer a Lagoa das Almécegas. À tarde seguiremos para Fortaleza.
15. Dia (Dom) – Fortaleza / City Tour
Pela manhã visita à cidade incluindo: Via litorânea com as praias de Iracema Meireles e do Futuro; Museu de Arte e Cultura Popular, Museu Antropólogo, Cultural Metropolitano, Fortaleza Nossa Senhora (séc. XXVII), Teatro José de Alencar e Centro de Turismo; onde é impossível resistir à compra de uma peça do rico artesanato cearense: madeira, couro, cerâmica, rendas “filé” e “labirinto”, essências, licores.


